HISTÓRIA DO LOGO FORD
Emblemas e logotipos tem marcado a história, e nos dias de hoje todo trabalho é usado na criação cuidadosa de um emblema ou logotipo para fixar uma marca.
Henry Ford no inicio do
XX idealizou a construção de um carro fácil de usar, sem complexidade de mecânica
e que o trabalhador americano pudesse pagar. A curiosidade é que Henry Ford não
foi o inventor do carro, mas foi um dos pioneiros a aprimorar o invento e a
torná-lo um produto mais popular.
A Ford Motor Company foi fundada em 1903 com um investimento
de US$ 28.000 de doze investidores, dentre eles os irmãos John Dodge e Horace
Dodge que futuramente sairiam da Ford e fundariam a Dodge.
Naquela época os carros inventados eram muito complicados de
usar e dirigir. Da idéia de Ford surge o modelo T e o esquema de linha de
produção.
O carro modelo T foi lançado no mercado em 1908 com o preço
de US$ 825 dólares. O projeto do carro e a linha de produção influenciou a
sociedade gerando a produção em série chamada de fordismo.
O desejo de Ford era baixar o preço do carro e lucrar na
quantidade aumentando assim os ganhos, em 1908 foram vendidos mais de 10.000
carros. Em l912 o preço caiu para US$ 575 e alcançando 48% da participação do mercado.
A diminuição do preço do carro deve-se ao desenvolvimento da
linha de produção, da manufatura e a redução do tempo de produção. Em 1903 e em
1906 Ford produziu o modelo “A” e o modelo “N”, sem alcançar o sucesso obtido pelo
modelo “T”.
O primeiro logotipo foi usado em 1903 no modelo “A” ‘Ford Motor Co’. A primeira logomarca da empresa
que conhecemos representada num oval foi criada quando o designer Childe Harold
Wills emprestou para a marca os caracteres usados no próprio cartão de visitas.
A moldura azul veio em 1927 e permanece quase inalterada até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário